A qualidade de vida de uma pessoa tem caráter subjetivo, podendo ser vista de vários pontos de vista e abrangendo vários fatores. Porém, pensando na qualidade de vida voltada a saúde, temos como objetivo a promoção da mesma e a prevenção de doenças.
A nutrição está tomando cada vez mais espaço como promotora de saúde e parte do tratamento e prevenção de doenças crônicas. Cada vez mais os médicos e outros profissionais da saúde vêm entendendo a importância do acompanhamento nutricional como parte do tratamento. Muitas doenças são desencadeadas pela má alimentação como a obesidade e suas tantas comorbidades, doenças metabólicas, doenças autoimunes (cada vez mais comuns), doenças inflamatórias e cânceres.
As pessoas também vêm entendendo a importância de uma orientação nutricional mesmo sem apresentarem problemas de obesidade e outras doenças crônicas. Essas pessoas procuram o nutricionista para orientações sobre a qualidade e equilíbrio dos alimentos escolhidos, melhor aproveitamento em atividades físicas, para melhorar a qualidade de dietas vegetarianas ou veganas, transtornos alimentares (com acompanhamento psicológico), prevenção de doenças e também problemas que podem surgir com o envelhecimento. A ansiedade e o estresse também vêm sendo controlados com o auxílio de uma boa alimentação e aporte de nutrientes fundamentais para o sistema nervoso.
Por isso, é extremamente importante que o paciente seja analisado de forma abrangente para que as orientações sejam individualizadas levando sempre em consideração fatores como: sexo, idade, estado fisiológico, condições financeiras e estilo de vida. Este paciente será avaliado fisicamente tendo assim, conhecimento de sua distribuição corporal e necessidades calóricas específicas, terá observado sinais manifestados pelo corpo que podem indicar carências ou excessos nutricionais, será entrevistado através de uma anamnese minuciosa de aspectos alimentares e metabólicos e terá todas as orientações possíveis sobre sua alimentação e possíveis suplementações. Todas essas medidas podem parecer simples, mas com certeza, norteiam grandes mudanças nos hábitos, saúde e qualidade de vida dos pacientes.
Dra. Marianne W Boloçôa
Você é a melhor!